Centro de Letras e Artes
Faculdade de Letras
Departamento de Letras Neolatinas
Relatório do Projeto de Iniciação Científica
Entre Literatura e Internet
Aluna: Nayana Montechiari Crescencio
DRE: 108061352
Orientador: Andrea G. Lombardi
Rio de Janeiro, RJ
Março, 2010.
A proposta por nós adotada foi a de verificar a relação entre literatura e internet, sua legitimidade como novo meio para a aquisição de cultura literária e de pesquisa no contexto da UFRJ e, particularmente, o setor de italiano do departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Nosso intuito, conjuntamente à pesquisa, é armazenar e selecionar sites de literatura, priorizando os de literatura italiana, de forma a estudar a real contribuição destes para os seus usuários, docentes, pesquisadores, alunos.
Nossa pesquisa inicia-se pelo problema teórico, representado pela famosa condenação à escrita que foi formulada no Diálogo Fedro, de Platão, para chegar à modernidade (invenção da imprensa, por Gutenberg, e à internet como meio de aprendizado e pesquisa literária) e ao questionamento do logocentrismo, defendido pelo filósofo francês Jacques Derrida em Gramatologia. A problemática da leitura na contemporaneidade deve certamente ter um vínculo com a problemática da escrita, seu peso, sua materialidade.
A pesquisa, portanto, é voltada para análise da função da leitura, com o instrumento tradicional em papel e pelos meios eletrônicos.
Vislumbrando uma biblioteca digital, nos moldes da Biblioteca de Babel borgeana, a internet seduz seus usuários e atrai, cada vez mais, novos sites de literatura que disponibilizam a visualização e impressão de parte de seus acervos. E seguindo esta premissa, nos assistiram Raul Mordenti e Jean-Noël Jeanneney que abordam em seus livros perspectivas diferentes da relação entre literatura e internet. Mordenti trata da “crise de textualidade” e da problemática de uma padronização de conhecimento gerados pela internet, enquanto Jeanneney enfoca a problemática na escolha do cânone literário pelos sites de bibliotecas digitais.
Como produto desta pesquisa, criamos um blog de literatura e cultura italiana (http://www.fondamentidellaletteraturaitaliana.wordpress.com/), onde são inseridos os relatórios feitos, em sala de aula, pelos alunos do professor Andrea Lombardi e onde anexamos textos e links de sites referentes à nossa pesquisa.
Já iniciado pela aluna de iniciação científica 2008/ 2 e 2009/ 1 Débora Knopman, essa pesquisa realizou a abertura de um site de literatura e cultura italiana, dentro do domínio de Letras da UFRJ (http://www.italiano.letras.ufrj.br/), com o objetivo de inserir futuramente links de bibliotecas digitais, sites e revistas de crítica literária, entrevistas com professores e autores de livros sobre literatura, cultura, língua e arte.
Conclui-se que ambos, blog e site, tornam-se indispensáveis para que se possa conduzir um debate entre os pesquisadores com o objetivo de continuidade e validação da nossa pesquisa.
Nayana Montechiari
Bibliografia utilizada:
PLATÃO. Fedro. In: Diálogos. Volume V- Coleção Amazônica/série Farias Brito-Universidade Federal do Pará. Pg.: 92,93,94.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973
JEANNENEY, Jean-Noël. Quando o Google desafia a Europa – em defesa de uma reação. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2006.
MORDENTI, Raul. L’altra Critica. Roma: Meltemi Editore, 2007.
BORGES, Jorge Luis. Biblioteca de Babel. Obras Completas I. São Paulo: Globo, 1998.
A pesquisa da aluna Nayana Montechiari desenvolveu-se desde o segundo semestre de 2009 com muita constância e persistência. Trata-se de uma pesquisa que necessariamente é destinada a seguir dois trilhos, segundo a visão deste Orientador: a pesquisa teórica propriamente dita, com a utilização de textos de autores italianos e internacionais. Por outro lado, o trabalho mais prático: o de abrir e acompanhar o blog e a página do setor de italiano. Esse segundo aspecto, aparentemente desligado do obejtivo da pesquisa, a integra perfeitamente, pois teremos assim um espaço para hospedar um debate sobre os temas levantados (persistência do livro em relação aos meios eletrônicos; função da leitura na contemporaneidade; aprofundamento da leitura e sua ética).
Nayana mostra uma sua capacidade de organização e de prdução de idéias, que a qualifica otimamente para desenvolver esta pesquisa.